Privatizar é o caminho?

 Quem nunca ouviu no ambiente de trabalho, nos grupos de whatsapp ou até nas mesas de bar que os 'políticos não prestam', que tal 'obra só serve para desviar recursos públicos' ou que 'tem que privatizar tudo'.
     O descrédito da população com a Administração Pública é notório, mas algo me intriga. A opção que surge, a rota de escape aos problemas que enfrentamos, sempre parece residir na iniciativa privada. As pessoas não discutem meios de melhorar os processos de controle, melhorar a gestão, escolher melhor os candidatos... isso parece muito complexo, acadêmico. É mais fácil privatizar! - esbravejariam.
     Pois bem, privatizar não é, necessariamente, a melhor opção (pasmen!). Precisamos debater mais o tema. Para isso, trago essa notícia que me deparei dia desses, que já tem alguns meses, é verdade, mas que vale a reflexão.

Título traduzido: Prisão privada demanda que o Novo México e os agentes federais encontrem 300 prisioneiros a mais ou ela fechará em 60 dias.

Link: https://www.salon.com/2017/08/04/private-prison-demands-new-mexico-and-feds-find-300-more-prisoners-in-60-days-or-it-will-close_partner/ 

     Percebam como ao privatizar uma cadeia, a restrição de uma garantia constitucional das mais fundamentais se torna uma mercadoria. A notícia chega a comentar as perdas financeiras que o comércio da cidade e o condado sofreriam com o fechamento, chamando atenção ainda para os 200 postos de trabalho que seriam extintos. Mas isso justifica prender mais 300 pessoas?
     Os Estados Unidos possuem a maior população carcerária do mundo¹ e podemos inferir que isso se deve em parte às décadas de parcerias entre o governo estadunidense e a iniciativa privada.      Felizmente, o Governo Americano estuda essa situação, buscando mudar esse panorama que entende não ser o ideal para sua população. ²
     Porém, temos de ter cuidado: o Brasil passa por uma crise econômica sem precedentes e as notícias e debates sobre privatizações estão em alta³. Debates sobre privatizar prisões já surgiram4 e vão continuar surgindo, portanto, devemos nos manter vigilantes. E aí, o que vocês acham, devemos privatizar as prisões?

¹https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/qual-e-o-pais-com-maior-populacao-carceraria-do-mundo/
²http://www.bbc.com/portuguese/internacional-37195944
³https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/26/economia/1503758227_512966.html
4https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/03/07/especialistas-condenam-proposta-de-privatizacao-de-presidios

Comentários